Dicas de como pedir a conta do trabalho
Pedir demissão do emprego não é uma tarefa nada fácil para muitas pessoas, especialmente quando existe uma boa relação interpessoal na empresa, e para muitos pedir a conta é tão complicado e difícil como pedir o fim de um relacionamento.
Pedir demissão só não é pior do que ser demitido, e isso é algo ainda mais preocupante quando se é amigo, parente ou pelo menos um pouco mais intimo do seu chefe.
No entanto quando estamos falando de vida profissional, e o que é ainda mais importante se sentir realizado na profissão, devemos deixar os “bons modos” de lado, afinal não da pra ficar pensando muito nisso quando você toma uma decisão, ainda mais se ela será favorável a você.
Imagine a situação em que você tenha sido chamado para um emprego melhor, com uma renda maior, ou um cargo que você tenha mais chances de crescer, é algo tentador e que merece ser estudado.
O segredo de sair de cabeça erguida e sem deixar qualquer tipo de ressentimentos, é ser profissional até o momento que você colocar os pés para fora da empresa.
Se você recebeu nova proposta de emprego, mas ainda tem dúvidas se deve ou não mudar, vale a pena conversar com seu chefe mediato explicar a situação, expor os fatos e questioná-lo se você pode contar com uma nova oportunidade dentro da empresa ou ainda manter algum tipo de expectativa para crescer, no entanto este tipo de conversa acontece quando você tem dúvidas, afinal se já tomou sua decisão basta apenas comunicá-la.
Seja tranquilo e seguro no que irá falar, não se sinta ingrato de estar saindo, ao contrário faça com que agradeçam pelos seus serviços prestados.
Comente sobre suas novas metas, agradeça pela oportunidade de der trabalhado no local, explique que vai sentir falta daquele ambiente, mais deixe claro as vantagens que ira ter em seu novo emprego.
O mais importante é ser leal a você mesmo e buscar aquilo que de fato lhe faça feliz, e lhe torne um profissional realizado e amante de sua profissão.
Pedir demissão e não fechar as portas
Independente dos motivos que levou você à pedir demissão do atual empresa, é fundamental você ser extremamente profissional, afinal o mundo das voltas e você nunca sabe o que vai acontecer na sua carreira no futuro, quem sabe você até mesmo volte a trabalhar na empresa de onde está saindo, ou venha trabalhar com algum colega que já trabalhou com você.
Então e você chegou a conclusão que o melhor para a sua carreira é pedir demissão, não esqueça de aluns itens importantes, pois assim você sai de cabeça erguida, mostrando profissionalismo e mantendo sempre as portas abertas
– Avise sempre a empresa com antecedência do seu pedido de demissão;
É fundamental avisar seus superiores sobre a sua saída, até mesmo para não pegar todos de surpresa, afinal a empresa precisa se programa para a sua saída, e muitas vezes treinar uma outra pessoa para ocupar o seu posto.
– Formalize o pedido de demissão
É sempre importante e muito indicado formalizar seu pedido de demissão.
– Negociar a saída da empresa
Como comentado anteriormente, em muitos casos a empresa pode necessitar de algum tempo para repor a sua posição, entre negocie esse tempo com a empresa, e tente deixar o trabalho em dia, sem pendências, que caso elas existam e não seja possível concluir antes da sua saída, deixe tudo bem documentado e encaminhado.
– Manter bom relacionamento com seus colegas e superiores
Lembre-se o mundo da voltas, então é fundamental manter sempre um ótimo relacionamento interpessoal, afinal a maioria das vagas são preenchias através do “QI”(quem indica) e ter uma boa networking com excelentes contatos profissionais fazem toda a diferença.