Dicas para ser modelo e como funciona uma agência de modelos
O sonho de muitas jovens é ser modelo profissional, ou então tornar-se uma famosa miss, e conquistar o universo, e na matéria de hoje vamos falar sobre o assunto, e trazer muitas informações relacionadas ao assunto da moda e do mundo miss, informações sobre medidas, diferenças entre modelo e manequim e muito mais.
Sonha em ser modelo? Então a publicação de hoje é para você, separamos alguns tópicos interessantes para você que busca informações e dicas referente ao mundo da moda! Confira!
Como funciona uma agência de modelos
Para entender como as coisas funcionam em uma agência de modelos é fundamental lembrar e saber que ela é responsável por fazer a “ponte” entre o(a) modelo e o cliente.
Por exemplo, uma loja ou empresa da sua cidade precisa fazer um comercial e ira precisar de alguns modelos, essa loja ou empresa não vai sair procurando ou recrutando modelos para participar do comercial, a empresa simplesmente contrata uma produtora, que geralmente possui parcerias com agências de modelos, e as agências então vão mostrar oferecer ao cliente o seu casting de modelos para essa trabalho.
Por isso, uma agência de modelo nada mais é que uma empresa que tem como entre suas principais funções:
Organizar, supervisionar e coordenar trabalhos dos modelos, desde a solicitação dos clientes (agências de publicidade, confecções, produtoras de vídeo e moda, entre outras), realizar agendamento de castings e trabalhos assim como a questão de negociação de valores, incluindo o pagamento de cachês aos modelos.
Responsável pela carreira de cada modelo
As agências de modelo também são responsáveis pelo planejamento e carreira de cada modelo, por isso dentro de cada agência possuem profissionais destinados justamente para isso.
Sem esquecer que o profissional responsável pela agenda de um modelo são chamados de bookers.
Como iniciar na carreira de modelo
A carreira de modelo é uma profissão como qualquer outra, ou seja, é preciso trabalhar bastante e ralar bastante, necessita de muita força de vontade, paciência, persistência e muito aprendizado!
E para quem sonha em iniciar uma carreira de modelo, o primeiro passo para tornar-se um bom modelo é acreditar que você é capaz, e nunca desistir no primeiro “não”, afinal muitas modelos de sucesso hoje, também tiveram um começo difícil com inúmeros “não’s”, por isso a paciência e perseverança são tão importantes na vida de modelo.
Concorrência
Assim como em qualquer outra profissão, o mercado de trabalho para modelos é muito competitivo, desta forma é fundamental sempre seguir a risca as orientações dada pelo booker da sua agência, lembre-se esse é o profissional responsável pela sua carreira, e ele sempre vai guia-lo(a) para adequar-se ao perfil a agência.
Com um mercado com grande concorrência e está sendo a sua escolha profissional, é necessário dedicar-se sempre ao máximo, mantendo o corpo sempre em forma e principalmente a mente sã! Procure sempre valorizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos que cada você possui.
Confiança e atitude
E como já dissemos anteriormente, confie sempre no seu potencial! Afinal autoestima e confiança são importantíssimas e fundamentais para o seu sucesso no mundo da moda, quando existem sinais de que elas estão abaladas procure sua agência para que ela possa ajudá-lo(a) a vences seus medos e dificuldades.
Atitude é outro item fundamental na carreira de modelo, afinal de nada adianta ter um rosto lindo, um corpo perfeito e não ter atitude!
Um cliente ao analisar um book, pode acabar ficando encantado pela modelo ao ver e analisar um linda foto, mas pessoalmente a postura e o estilo do modelo é que irão fazer a diferença e serão cruciais para ser selecionado(a) para o trabalho.
É por isso que a grande maioria dos clientes realizar o casting pessoal com os modelos selecionados em uma primeira etapa, uma vez que é pessoalmente que o cliente poderá sentir a energia e segurança do modelo e assim avaliar se ele realmente tem o perfil que eles buscam para o trabalho em questão.
Conheça o cliente
Lembre-se, a primeira impressão é a que fica! Então nada melhor que conquista o cliente pela simpatia, e uma ótima maneira de fazer isso de maneira bastante simples é conhecer um pouco mais sobre o cliente com o qual você pretende trabalhar, e algo bastante simples que conta muitos pontos esta em saber o nome do cliente ou da pessoa com quem fará testes, trabalhos (fotógrafos, maquiadores, produtores, etc…).
Sem esquecer que durante o casting, ou até mesmo durante o trabalho, seja sempre muito profissional, trate sempre todas as pessoas em sua volta com muita atenção e educação!
E para finalizar, como já comentamos no inicio dessa publicação, seguir a carreira de modelo não é fácil, mas também não é um sonho impossível, basta dedicação e foco nos objetivos como em qualquer outra profissão que mais cedo ou mais tarde você poderá colher os frutos que plantou!
Pingback: Qual a diferença entre modelo e manequim? Fashion, comercial e plus size | Trocando
Pingback: SPFW-São Paulo Fashion Week | Trocando